Green Economy
Glossary Menu
Introdução
Conceito
O conceito de Economia Verde foi desenvolvido em 2008 pelas Nações Unidas através do United Nations Environment Programme (UNEP) ou Programa para o Ambiente (PNUA) ao nível de Portugal.
Este programa refere-se ao conjunto de acções que visa a promoção do crescimento económico, baseado no bem-estar social e centrado na redução de riscos ambientais e na conservação do ambiente.
Assim, o conceito Economia Verde busca conciliar a noção de produção de baixo carbono, o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais e a inclusão social.
Alguns sectores afirmam que o conceito de Economia Verde poderá esvaziar o conceito de Desenvolvimento Social que é mais abrangente, para além de não mudar determinados princípios de desenvolvimento económico que poderão gerar desigualdade social, elevado consumo e pressão sobre os recursos naturais.
Programa para o Ambiente (PNUA)
A unidade de informação da ONU Portugal está inserida no Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), em Bruxelas.
A ONU Portugal trabalha em conjunto com todos os agentes relevantes da sociedade portuguesa, tais como instituições públicas, governo, setor privado, organizações não-governamentais, sociedade civil e órgãos de comunicação social. A nossa missão passa por informar e envolver os portugueses e os falantes de língua portuguesa nos grandes temas das Nações Unidas (ONU, 2024).
United Nations Environment Programme (UNEP)
The United Nations Environment Programme (UNEP) is the leading global authority on the environment.
UNEP’s mission is to inspire, inform, and enable nations and peoples to improve their quality of life without compromising that of future generations.
For over 50 years, UNEP has worked with governments, civil society, the private sector and UN entities to address humanity’s most pressing environmental challenges - from restoring the ozone layer to protecting the world's seas and promoting a green, inclusive economy (UNEP, 2024).